09/01/2012




duvidas compras internacionais

Em 2011 descobri a perdição que são as compras internacionais.
Produtos de marcas gringas que com certeza aqui no Brasil eu nunca teria coragem e principalmente dinheiro pra comprar.
No começo me surgiram muitas dúvidas e pelos emails que recebi muitas de vocês tem as mesmas duvidas que eu tive quando fiz minha primeira compra internacional. Então decidi criar um guia de dúvidas frequentes sobre as compras internacionais baseado nos emails que recebi.


Pra navegar nos sites internacionais você vai precisar saber o mínimo de inglês ou usar nosso amigo Google Tradutor.
Para fazer compras internacionais tem que ter cartão internacional ou Paypal. Para obter um cartão internacional entre em contato com seu banco e veja se está disponível em sua conta bancaria.
PayPal é uma empresa que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes usando um endereço de e-mail. Só se precisa se cadastrar usando seu cartão de credito internacional.
Segundo a Lei Importação de Bens Via Remessa Postal ou Encomenda Aérea Internacional, Inclusive para Remessa de Compras Realizadas Via Internet – RTS (Regime de Tributação Simplificada) só estão insentas de taxação:
a.Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) estão isentas dos impostos, desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas;
b.Medicamentos, desde que transportados pelo serviço postal, e destinados a pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.
c.Livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, “d”, da Constituição Federal);



Nunca vi nenhuma loja internacional enviar como pessoa física apenas os vendedores do Ebay fazem isso.
Estejam cientes que podem ser taxados quando a encomenda é enviada de loja.
O prazo para entrega da sua compra pode variar de 1 mês a 3 meses. Caso não receba você deve procurar o serviço de atendimento da loja e comunicar. Sempre escrever em inglês. Algumas lojas fazem reembolso ou reenvio.
Se seu produto ficar retido na Receita Federal você receberá um comunicado informando que deve comparecer e retirar o produto e pagar as eventuais taxas.
Segundo a Receita Federal, a aquisição de armas, brinquedos que pareçam com armas, remédios ou suplementos alimentares dependem da autorização prévia do Ministérido da Defesa, da Anvisa ou de outro órgão responsável. Cabe a eles autorizar ou não a entrada de um produto no Brasil.
Conheço pessoas que já compraram suplementos alimentares e não tiveram nenhum problema. Mas cada caso é um caso. Eu não arriscaria.
Para avaliar a idoneidade de uma loja internacional você deve pesquisar na internet e ler comentários de outros compradores.
Estou escrevendo um post sobre as lojas que já comprei e acho confiável.
Aguardem!
Qualquer dúvida estou a disposição.





1 Comentário em “Dúvidas frequentes sobre compras internacionais”


ZuzoBem Gara
11-01-2012 - 19:42

Compro pelo Focalprice, Dealextreme, Hobbyking e evetualmente pelo Ebay e nunca tive maiores problemas.
Só confio no Paypal, que já intercedeu a meu favor num caso, e tive meu pagamento estornado.
Atenção ao frete, que pode encarecer o produto.
Mesmo sendo taxado, geralmente fica mais barato que comprar no Brasil.
Isso quando o produto existe por aqui…


Deixe seu comentário: